Projetos de Língua Portuguesa - 2013

*
**Projeto - Blog
Autora: Josiane Amaral


1.      TÍTULO
Blog no Programa de Educação em Tempo Integral: uma nova perspectiva educacional

2.      IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Estadual São Benedito
2.1    Rua Varginha, 60 – São Benedito- Uberaba MG
2.2    Fone: (34) 3314-7866

3.      TEMA DA PROPOSTA
Projeto Interdisciplinar com integração de mídias no espaço educativo.
4.      OBJETIVOS
Ø  Utilizar o potencial pedagógico do blog
Ø  Construir textos narrativos e dissertativos analisando as formas de interação linguísticas e cognitivas;
Ø  Contribuir para o processo de operações matemáticas
Ø  Possibilitar um espaço diferenciado para as expressões múltiplas
Ø  Amplificar o estímulo em sala de aula
Ø  Provocar a criatividade nos alunos
Ø  Estimular o gosto pela leitura e escrita

5.      JUSTIFICATIVA
O mundo passou por mudanças acentuadas nas últimas décadas do século XX. Mudanças advindas do avanço das pesquisas de descobertas fantásticas de meios sofisticados de informação e comunicação. Estamos vivendo na era digital, cercados por aparatos tecnológicos que nos auxiliam o tempo todo. Viver sem os usos desses instrumentos é quase utópico.
Sendo assim, pensar na educação atual e tentar inserir esses recursos tecnológicos para promover um aprendizado significativo. Cabendo aos educadores repensar na sua prática pedagógica que propicie espaço para as novas possibilidades tecnológicas para serem empregadas no contexto de ensino e aprendizagem, já que essa tecnologia faz parte do mundo do aluno. Permitir que o aluno traga sua realidade para a sala de aula e desenvolver nele o senso crítico perante esses aparatos e utilizá-los de forma correta promovendo seu constante aprendizado e acima de tudo permitindo que ele construa e compartilhe seu conhecimento. Tudo isso dito está reafirmado na fala de D’Ambrósio:
Hoje dispomos de poderosíssimos instrumentos materiais e intelectuais para captar informações de uma vastíssima porção da realidade, processar essa informação e compartilhar o resultado desse processamento praticamente com toda a humanidade. Hoje cada indivíduo pode compartilhar conhecimentos e compatibilizar comportamentos com um número surpreendente de outros indivíduos espalhados pelo planeta. Esse número deve crescer, chegando eventualmente a atingir toda a humanidade. Inconscientemente, estamos incorporando esse compartilhar conhecimentos e compatibilizar comportamentos na nossa evolução biológica e intelectual. Estamos, inconscientemente, chegando à civilização planetária." (DAMBRÓSIO, 2000, Salto para o Futuro, Série Tecnologia e Currículo)

Logo a inserção e uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC) no âmbito de propor conhecimento implica na acessibilidade do acesso a informação, na troca de informações e experiências, na compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar à gênese de uma sociedade mais justa. O uso das TIC abrem oportunidades para o dinamismo dos estudantes transformarem o ambiente de aprendizado, expressando e desenvolvendo suas autorias individuais e coletivas.

6.      PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Ensino fundamental (6º - 9º ano)

7.      MÍDIAS E TECNOLOGIAS
Ø  Computador
Ø  Retroprojetor
Ø  Internet
Ø  blog
Ø  Livros, materiais impressos.
Ø  Vídeo
Ø  Máquina fotográfica
Ø  DVDs
Ø  CD-ROM

8.      ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS

1.      Apresentar a ferramenta blog para os alunos e aplicar atividades de compreensão
2.      Mostrar o projeto interdisciplinar a ser desenvolvido com eles sobre produções textuais e de contação de histórias, etc...
3.      Criação do blog
4.      Criação de e-mail para cada aluno
5.      Encerramento das atividades em forma de apresentações (tipo e modo a ser definido ainda) e de culminância
Obs.: em cada etapa há ainda outras sub etapas a ser elaboradas.
9.      CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO
Etapas
Meses
Aulas
1
agosto
2
2
setembro
2
3
outubro
2
4
novembro
2
5
dezembro
2







10.  REFERÊNCIAS

BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: blogando algumas possibilidades pedagógicas.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educar para uma civilização planetária. Salto para o Futuro. Boletim Série Tecnologia e Currículo. TV-Escola. Brasília. MEC, 2000.
Fabiana Komesu. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa.
MARTINSI, Maria Cecília. Situando o uso da mídia em contextos educacionais

Suzana Gutierrez. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria



Projeto de Contação de Histórias
 

Projeto Contação de histórias PROETI - “Num mundo Encantado”
Autora: Josiane Amaral de Amorim
Colaboradora: Janaína Felício

Justificativa
Contar histórias é muito importante e benéfico para as crianças. Essa arte existe desde os tempos mais remotos. A transmissão oral passada de geração em geração, foi uma das formas encontradas pelos indivíduos que não possuíam a escrita para transmitir seus conhecimentos e saberes. Assim os contadores eram respeitados por passarem seus conselhos fundamentados em fatos, histórias e mitos através do auditivo e do visual.
Ao ouvir uma história, as crianças e até nós adultos vivenciamos no plano psicológico as ações, os problemas, os conflitos dessa história. Essa experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história faz aumentar o repertório de conhecimento do aluno, sobre si e sobre o mundo do qual faz parte. E tudo isso o ajuda a formar sua personalidade.
A criança ao entrar em contato com a arte, a literatura, ela participa de uma ação pedagógica, pois a experimentação artística educa para a escuta coletiva, para as regras de convivência social, para a percepção da igualdade ou da diferença, para os mecanismos de comunicação linguística, reconhecer o uso da emoção. Contar histórias é um ato agregador de pessoas; é o exercício do encontro consigo e com os outros, com o universo imaginário estando presente na realidade. A escuta de uma contação de história possibilita ao aluno entrar em um mundo de sedução, onde sua voz interior pode momentaneamente ser silenciada para dar lugar a uma nova voz que adentra o seu íntimo pelo simples ato de escutar.
“Do fascínio de ler é que nasce o fascínio de contar. E contar histórias hoje significa salvar o mundo imaginário”. Celso Sisto

Objetivo geral
*      Incentivar o gosto pela leitura levando os alunos a fruição e a desenvolver o imaginário.

Objetivos específicos
*      Despertar o desejo pela leitura
*      Apropriar-se de histórias infantis, principalmente dos contos de fadas, para ajudar a criança a resolver seus próprios conflitos.
*      Melhorar as habilidades que envolvem a linguagem como a fala, leitura e escrita inclusive o desempenho escolar em todas as disciplinas.
*      Possibilitar um convívio melhor entre os alunos
*      Expandir o universo social e cultural dos alunos frente à exposição de diversos textos

Lugar onde irá acontecer
*      Sala de aula
*      Pátio
*      Debaixo da árvore
*      Biblioteca

Turma:
TURMA A (6º E 7º ANO)
Tempo de duração:
De 10 a 15 minutos
Sessões:
Irão acontecer quinzenalmente todas as segundas-feiras às 13h10min. Com a participação das três professoras que possuem aula no período:
Professora regente=> Janaína Felício
Professora de Língua portuguesa=> Josiane Amaral
Professora de Educação Física=> Ana Paula

Materiais:
*      Livros
*      Desenhos, figuras, pinturas,
*      Projetor: Power point (Datashow)
*      Som=> CD
*      Fantoches/dedoches
*      Flanelógrafo
*      Avental
Cronograma:
SESSÃO
DIA
TÍTULO DO LÍVRO*
AUTOR(A)*
ILUSTRADOR(A)
CONTADORA(S)
1
01/07
Menina Bonita do laço de fita
Autora: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
Josiane
2
15/07
A escolinha do mar
Autora: Ruth Rocha
Janaína
3
04/08
O passarinho Rafa
Autora: Regina Drummond
Ilustração: Vera Muccillo

Janaína
4
19/08
Adormeceu a margarida? Aventuras Folclóricas
Autora: Maria Heloísa Penteado
Ilustração: Elisabeth Teixeira
Adaptação: Josiane
Josiane
5
02/09
A bela adormecida
Irmãos grimm
Janaína
6
16/09
O vestido Azul
Autor desconhecido
Josiane
7
30/09
Branca de Neve
Irmãos grimm
Josiane
8
21/10
João e Maria
Irmãos grimm
Josiane
9
04/11
Meninas Negras
Autora: Madu Costa
Ilustração: Rubem Filho
Josiane
10
25/11


Josiane
11
02/12


Josiane
12
16/12


Josiane

Metodologia:
*      Usar a oralidade, a voz, o corpo...
Introdução: pode começar com uma canção Ex.: “Se essa rua fosse minha” essa canção lembra a história de Talita da história: “O Vestido azul”
“Era uma vez assim vai começar uma história linda vou contar é só escutar com atenção e viajar nas asas da imaginação que a alegria vai tomar seu coração.
“Tunte tunte tunte tunta a hora  do conto já vai começar} bis
Venham todos escutar”

“Vamos brincar de imaginar quando eu disser Era uma vez...”
“E agora minha gente uma história vou contar, uma história bem bonita, toda gente vai
Finalizando a história: “E assim essa história acabou... chegou ao fim”
“Tunte tunte tunte tunta a hora  do conto já vai terminar”
Rádio uol: www.radio.uol.com.br/#/busca/infantil

Após fazer a contação fazer discussão da história com os alunos:
*      Gostaram? Por quê?
***      Mudariam o final? Como?
      Sobre o que fala?
      Qual lição vocês aprenderam com ela?
*      ...

**
O que esperamos com o projeto?
Que o acesso e o empréstimo de livros na biblioteca pelos alunos do PROETI aumente e que eles possam adquirir uma nova postura diante da escola e da sociedade, superem seus problemas pessoais e que mudem seus hábitos.

Referências:
ESTÉS, Clarissa Pinkola (org.) Contos dos irmãos Grimm. Rio de janeiro: Rocco, 2005.
Site para consulta da biblioteca municipal: ph181.uberaba.mg.gov.br
RAMOS, Ana Cláudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Disponível em http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2011/2011_-_RAMOS_Ana_Claudia.pdf acesso em 15 de junho de 2013

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias (2ª ed. revista e
ampliada). Curitiba, Positivo, 2005. p.19-24















Projeto de leitura PROETI - “Ler, compreender e recontar”.
Autora: Josiane Amaral
Justificativa
O mundo da leitura rodeia o ser humano por todos os lados, incentivando o aprendizado. Lemos para entender, conhecer, divertir, viajar, sonhar, por curiosidade ou apenas pelo prazer de ler. A leitura é uma atividade permanente na nossa vida, ela é uma habilidade a ser adquirida desde cedo e pode ser trabalhada de diversas maneiras. Dominar e ser competente na leitura garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e na inclusão social. Ela é de fundamental importância. Sabe-se que toda criança e adolescente que tem acesso aos livros tem maior facilidade de aprender e conhecer o mundo, pois a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos e traz inúmeros benefícios para toda a comunidade escolar.
“A literatura oferece suportes e modelos para compreender e representar nosso íntimo, os fetos, as ideias, os ideais, as projeções fantásticas e também modelos para representarmos nosso passado, o de nossa gente, o dos povos, da história, ou seja, a literatura favorece o conhecimento.”


Para incentivar o hábito da leitura no Proeti, serão desenvolvidas atividades durante o ano letivo. Atividades que estimularão o gosto pela leitura e pelos livros. As leituras literárias feitas e os livros sugeridos e selecionados se justificam como um meio para complementar o letramento dos alunos, permitindo que eles, enquanto leitores literários tenham contato com textos que lhes permitam escolher e construir sua própria realidade, sem que esta seja imposta por textos pedagógicos.
 Leremos Machado de Assis, pois ele é considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, seus contos interpretam a sociedade e recria o real, ele analisa psicologicamente os comportamentos dos seus personagens. Ele foi um nome de prestígio social e de respeito. Foi o principal fundador da Academia Brasileira de Letras. Escreveu poesias, romances, crônicas, contos e várias críticas.
Editado em 1936, Memórias da Emília é um dos livros que mais diretamente abordam questões relativas à escrita; as memórias da Emília são escritas pelo Visconde de Sabugosa, revistas e corrigidas pela boneca. O livro, em última análise, discute os limites da realidade e da ficção, da história e do romance.
A obra possui uma qualidade literária muito grande, do ponto de vista da originalidade, criatividade, imaginação e dos recursos linguísticos utilizados por Lobato. Além de ser uma história muito divertida.
Em Memórias da Emília existe uma reflexão sobre a linguagem que percorre a obra inteira, além de forte marca intertextual. A metalinguagem traz para primeiro plano a discussão de procedimentos da escrita, tendo como foco o que são e como se escrevem memórias. A intertextualidade se manifesta na coexistência na obra de personagens de origens culturais diferentes. Peter Pan, Alice, Popeye, Anjinho vindo do céu, Rin-Tin-Tin, Capitão Gancho. São citados, ainda, Robinson Crusoé e Dom Quixote.
Objetivo geral
*      Contribuir para a formação de um leitor crítico em nossa escola, através do letramento literário.
Objetivos específicos:
·         Ampliar o repertório de histórias e autores conhecidos na prática de leitura em sala (ao ouvir a indicação do colega sobre o livro lido e ouvir as histórias lidas pela professora)
·         Mediar a leitura, ser uma ponte entre o aluno e as palavras
·         Despertar o desejo pela leitura
·         Estimular o gosto pela leitura experimentando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém possa ler.
·         Desenvolver as capacidades linguísticas: ler, ouvir, comunicar e escrever
·         Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual.
·         Promover o acesso a obra literária a partir da leitura em voz alta e dramatização
·         Conhecer o escritor Machado de Assis e algumas de suas obras
·         Ler integralmente e compreender o conto A cartomante, de Machado de Assis, fazendo uma análise temática-estrutural do conto
·         Fazer a encenação de um fragmento do conto no Sarau literário
·         Saber quem foi o escritor Monteiro Lobato: em que época viveu, o que escreveu e sua importância para a literatura brasileira.
·         Ler integralmente e compreender Memórias da Emília, de Monteiro Lobato.
·         Fazer a encenação de uma parte do livro e apresentar no Sarau literário
·         Distinguir o gênero memórias de outros gêneros confessionais.
·         Confeccionar as memórias fantásticas da turma A no Blog
·         Desenvolver comportamentos leitores.

Lugar onde irá acontecer
*      Sala de aula
TURMA A (6º E 7º anos) e TURMA B (8º E 9º anos)
Tempo de duração:
De Agosto a Dezembro
Sessões:
Irão acontecer quinzenalmente todas as quintas-feiras. Com duração de 50 minutos (1h/a). Com a Turma A ocorrerá da 13:10 às 14:00 e com a Turma B das 14:50 às 15:40
Cronograma:
Datas
Obra lida e analisada pela professora com as turmas
22/08
Memórias de Emília - Monteiro Lobato (turma A)

A cartomante - Machado de Assis (turma B)

05/09
Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo I-(turma A)


19/09


Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo II-(turma A)
03/10


Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo II-I(turma A)
17/10


Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo IV -(turma A)
31/10
O caixão Quadrangular - Edgar Allan Poe - (turma A)
14/11

28/11

12/12


Metodologia:
Os alunos farão a escola dos livros literários levados pela professora e/ou da biblioteca da escola e terão o prazo de 15 dias para lê-los. Após a leitura ocorrerá a roda de leitura em sala de aula, onde os alunos irão fazer a apresentação da obra que leu, falará sobre o autor, se gostou ou não da obra e justificar e ainda indicar o livro a um colega, para que todos possam fazer um rodízios e conhecer as obras selecionadas.
A professora fará intervenções a respeito das obras lidas, comentando e questionando os alunos. Ela também ficará responsável por escolher uma obra para fazer a leitura com as turmas e fazer uma análise crítica do gênero escolhido.
Procedimentos de leitura na roda de leitura:
Os alunos deverão fazer na pré-leitura:
·         Apresentar o contexto de produção: -autor – título – gênero e editora- personagens- protagonista- clímax- onde acontece – quanto tempo dura
·         Explicitar informações complementares (se achar pertinente): falar sobre o ilustrador, ler partes da introdução e partilhar informações sobre a coleção.

A professora durante a leitura:

·         Cuidar para que todos possam ouvir a leitura, de preferência em roda.
·         Apresentar a leitura pessoal, com entonação, pausas, emoção e encantamento.
·         Fazer interrupções de acordo com a possibilidade de seus leitores: para criar suspense ou fazer antecipações.
·         Nunca interromper a leitura para explicar palavras.
·         Possibilitar que os alunos falem, como em repetições, falas conhecidas, músicas na história, etc.
A professora e alunos após a leitura:
·         Fazer comentários sobre o que foi lido e apresentado.
·         Reler trechos para possibilitar maior compreensão ou prazer na interação com o texto ou confirmar e retificar as interpretações sugeridas.
Materiais:

  • *      Livros literários infanto-juvenil
  •        Quadro negro e giz
  •        Retroprojetor, data show e notebook





Referências:

ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II. Disponível em <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>
 BARBOSA, Juliana Bertucci; BARBOSA, Marinalva Vieira (orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. 1 ed. Campinas, SP: Mercados de Letras, 2013.
LERNER, DÉLIA. Ler e escrever na escola – O real, o possível e o necessário.

LOBATO, Monteiro. Memórias de Emília. São Paulo Brasiliense, 1997.
ZILBERMAN, Regina. Livros e leitura entre professores e alunos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/leituras1.pdf página 23 acesso em 26 de junho de 2013









Heloísa Lessa






Projeto de leitura - proeti - from Josianeamaral













ESCOLA ESTADUAL SÃO BENEDITO
PROJETO: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
PROFESSORA: JOSIANE AMARAL
PROETI - 2013


RESUMO
Tendo em vista a necessidade de conscientização dos alunos do 8º 9º ano do Ensino Fundamental do PROETI com relação à sexualidade, pretende-se através deste projeto, refletir sobre questões como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e na mente do adolescente, métodos anticoncepcionais, higiene e auto cuidado, relacionamentos e o adolescente perante a sociedade. Desta forma, procuraremos interagir com os discentes, para que eles construam uma imagem positiva desta fase da vida e para que possam aprender a se prevenir de forma consciente.


OBJETIVO GERAL:
·         Despertar nos alunos a consciência de que é de fundamental importância a passagem pela adolescência com responsabilidade, para poderem gozar de uma vida mais saudável e feliz.
·         Saber o que é sexualidade
·         Compreender as mudanças na puberdade e adolescência
·         Aprender sobre higiene pessoal e bucal

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·          Discutir sobre a gravidez indesejada e inesperada e como evitá-la.
·         Conscientizar os alunos sobre a responsabilidade que devem ter com relação à própria saúde adotando hábitos de autocuidado.
·         Relacionar e caracterizar as principais doenças sexualmente transmissíveis.
·         Fazer com que os alunos percebam e conheçam as alterações no corpo do adolescente.
·         Discutir sobre os sexos em geral: dÚvidas incertezas...
·         Discutir sobre valores culturais, relações sociais e familiares e problemas emocionais relacionados ao sexo fora de hora.


CONTEÚDOS:
·         Mudanças no corpo e na mente do adolescente.
·         Doenças sexualmente transmissíveis.
·         Gravidez na adolescência.
·         Noção de métodos anticoncepcionais.
·         Higiene e autocuidado.
·         Relacionamentos.
·         Dúvidas mais frequentes dos adolescentes.
·         Adolescentes X Sociedade.

METODOLOGIA:
·         Leitura de textos diversos
·         Debates
·         Brincadeiras/dinâmicas
·         Filmes: Kids e Desenrola
·         Vídeos e músicas


RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Data Show
·         Livros, revistas, textos em geral.
·         Retro projetor
·         Notebook
·         Pendrive


CRONOGRAMA: maio e junho
·         Mudanças no corpo e na mente 3 aulas
·         Dúvidas mais frequentes e relacionamentos 3aulas
·         Gravidez 3 aulas
·         Métodos anticoncepcionais 2 aulas
·         DST´s, higiene e auto cuidado (Palestra) 2 aulas
·         Adolescente x Sociedade (Palestra) 2 aulas

AVALIAÇÃO:

·         Cada turma confeccionará um mural com informações diversas sobre o tema e expõe no pátio (cada semana um turma).

RESULTADOS:
A participação dos alunos foi ativa, pois o tema sexualidade suscitou interesse e consequentemente levantou questionamentos de várias dúvidas que eles tinham. Sendo assim as discussões nas aulas foram produtivas e contribuíram para o aprendizado dos alunos.



REFERÊNCIAS:
Textos:
Vídeos: sexualidade
Higiene (recomendados para os anos iniciais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário