Autora: Josiane Amaral
1.
TÍTULO
Blog
no Programa de Educação em Tempo Integral: uma nova perspectiva educacional
2.
IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
Escola Estadual São Benedito
2.1 Rua
Varginha, 60 – São Benedito- Uberaba MG
2.2 Fone:
(34) 3314-7866
3.
TEMA
DA PROPOSTA
Projeto Interdisciplinar com
integração de mídias no espaço educativo.
4.
OBJETIVOS
Ø Utilizar
o potencial pedagógico do blog
Ø Construir
textos narrativos e dissertativos analisando as formas de interação
linguísticas e cognitivas;
Ø Contribuir
para o processo de operações matemáticas
Ø Possibilitar
um espaço diferenciado para as expressões múltiplas
Ø Amplificar
o estímulo em sala de aula
Ø Provocar
a criatividade nos alunos
Ø Estimular
o gosto pela leitura e escrita
5.
JUSTIFICATIVA
O mundo passou por mudanças acentuadas nas últimas
décadas do século XX. Mudanças advindas do avanço das pesquisas de descobertas
fantásticas de meios sofisticados de informação e comunicação. Estamos vivendo na
era digital, cercados por aparatos tecnológicos que nos auxiliam o tempo todo. Viver
sem os usos desses instrumentos é quase utópico.
Sendo assim, pensar na educação atual e tentar
inserir esses recursos tecnológicos para promover um aprendizado significativo.
Cabendo aos educadores repensar na sua prática pedagógica que propicie espaço
para as novas possibilidades tecnológicas para serem empregadas no contexto de
ensino e aprendizagem, já que essa tecnologia faz parte do mundo do aluno.
Permitir que o aluno traga sua realidade para a sala de aula e desenvolver nele
o senso crítico perante esses aparatos e utilizá-los de forma correta
promovendo seu constante aprendizado e acima de tudo permitindo que ele
construa e compartilhe seu conhecimento. Tudo isso dito está reafirmado na fala
de D’Ambrósio:
Hoje dispomos de
poderosíssimos instrumentos materiais e intelectuais para captar informações de
uma vastíssima porção da realidade, processar essa informação e compartilhar o
resultado desse processamento praticamente com toda a humanidade. Hoje cada
indivíduo pode compartilhar conhecimentos e compatibilizar comportamentos com
um número surpreendente de outros indivíduos espalhados pelo planeta. Esse
número deve crescer, chegando eventualmente a atingir toda a humanidade.
Inconscientemente, estamos incorporando esse compartilhar conhecimentos e
compatibilizar comportamentos na nossa evolução biológica e intelectual.
Estamos, inconscientemente, chegando à civilização planetária." (DAMBRÓSIO, 2000, Salto para o Futuro, Série
Tecnologia e Currículo)
Logo
a inserção e uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC) no âmbito de
propor conhecimento implica na acessibilidade do acesso a informação, na troca
de informações e experiências, na compreensão crítica da realidade e o
desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar
à gênese de uma sociedade mais justa. O uso das TIC abrem oportunidades para o
dinamismo dos estudantes transformarem o ambiente de aprendizado, expressando e
desenvolvendo suas autorias individuais e coletivas.
6.
PÚBLICO A
SER ENVOLVIDO
Ensino fundamental (6º
- 9º ano)
7.
MÍDIAS E
TECNOLOGIAS
Ø Computador
Ø Retroprojetor
Ø Internet
Ø blog
Ø Livros,
materiais impressos.
Ø Vídeo
Ø Máquina
fotográfica
Ø DVDs
Ø CD-ROM
8.
ETAPAS/AÇÕES
A SEREM REALIZADAS
1. Apresentar
a ferramenta blog para os alunos e aplicar atividades de compreensão
2. Mostrar
o projeto interdisciplinar a ser desenvolvido com eles sobre produções textuais
e de contação de histórias, etc...
3. Criação
do blog
4. Criação
de e-mail para cada aluno
5. Encerramento
das atividades em forma de apresentações (tipo e modo a ser definido ainda) e
de culminância
Obs.: em cada etapa há ainda outras sub etapas a ser
elaboradas.
9.
CRONOGRAMA
DE REALIZAÇÃO
Etapas
|
Meses
|
Aulas
|
1
|
agosto
|
2
|
2
|
setembro
|
2
|
3
|
outubro
|
2
|
4
|
novembro
|
2
|
5
|
dezembro
|
2
|
10. REFERÊNCIAS
BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: blogando algumas
possibilidades pedagógicas.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educar para uma civilização planetária.
Salto para o Futuro. Boletim Série Tecnologia e Currículo.
TV-Escola. Brasília. MEC, 2000.
Fabiana
Komesu. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa.
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa.
MARTINSI,
Maria Cecília. Situando o uso da mídia
em contextos educacionais
Projeto de Contação de Histórias
Projeto Contação de histórias PROETI -
“Num mundo Encantado”
Autora: Josiane Amaral de Amorim
Colaboradora: Janaína Felício
Justificativa
Contar
histórias é muito importante e benéfico para as crianças. Essa arte existe
desde os tempos mais remotos. A transmissão oral passada de geração em geração,
foi uma das formas encontradas pelos indivíduos que não possuíam a escrita para
transmitir seus conhecimentos e saberes. Assim os contadores eram respeitados
por passarem seus conselhos fundamentados em fatos, histórias e mitos através
do auditivo e do visual.
Ao
ouvir uma história, as crianças e até nós adultos vivenciamos no plano
psicológico as ações, os problemas, os conflitos dessa história. Essa
experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história faz
aumentar o repertório de conhecimento do aluno, sobre si e sobre o mundo do
qual faz parte. E tudo isso o ajuda a formar sua personalidade.
A
criança ao entrar em contato com a arte, a literatura, ela participa de uma
ação pedagógica, pois a experimentação artística educa para a escuta coletiva,
para as regras de convivência social, para a percepção da igualdade ou da
diferença, para os mecanismos de comunicação linguística, reconhecer o uso da
emoção. Contar histórias é um ato agregador de pessoas; é o exercício do
encontro consigo e com os outros, com o universo imaginário estando presente na
realidade. A escuta de uma contação de
história possibilita ao aluno entrar em um mundo de sedução, onde sua voz
interior pode momentaneamente ser silenciada para dar lugar a uma nova voz que
adentra o seu íntimo pelo simples ato de escutar.
“Do fascínio de ler é
que nasce o fascínio de contar. E contar histórias hoje significa salvar o
mundo imaginário”. Celso Sisto
Objetivo geral
Incentivar o gosto
pela leitura levando os alunos a fruição e a desenvolver o imaginário.
Objetivos específicos
Despertar o desejo
pela leitura
Apropriar-se de
histórias infantis, principalmente dos contos de fadas, para ajudar a criança a
resolver seus próprios conflitos.
Melhorar as
habilidades que envolvem a linguagem como a fala, leitura e escrita inclusive o
desempenho escolar em todas as disciplinas.
Possibilitar um
convívio melhor entre os alunos
Expandir o universo
social e cultural dos alunos frente à exposição de diversos textos
Lugar onde irá acontecer
Sala de aula
Pátio
Debaixo da árvore
Biblioteca
Turma:
TURMA
A (6º E 7º ANO)
Tempo de duração:
De
10 a 15 minutos
Sessões:
Irão
acontecer quinzenalmente todas as segundas-feiras às 13h10min. Com a
participação das três professoras que possuem aula no período:
Professora
regente=> Janaína Felício
Professora
de Língua portuguesa=> Josiane Amaral
Professora
de Educação Física=> Ana Paula
Materiais:
Livros
Desenhos, figuras,
pinturas,
Projetor: Power point
(Datashow)
Som=> CD
Fantoches/dedoches
Flanelógrafo
Avental
Cronograma:
SESSÃO
|
DIA
|
TÍTULO
DO LÍVRO*
|
AUTOR(A)*
ILUSTRADOR(A)
|
CONTADORA(S)
|
1
|
01/07
|
Menina
Bonita do laço de fita
|
Autora: Ana Maria Machado
Ilustração: Claudius
|
Josiane
|
2
|
15/07
|
A
escolinha do mar
|
Autora: Ruth Rocha
|
Janaína
|
3
|
04/08
|
O
passarinho Rafa
|
Autora: Regina Drummond
Ilustração: Vera Muccillo
|
Janaína
|
4
|
19/08
|
Adormeceu
a margarida? Aventuras Folclóricas
|
Autora: Maria Heloísa Penteado
Ilustração: Elisabeth Teixeira
Adaptação: Josiane
|
Josiane
|
5
|
02/09
|
A bela adormecida
|
Irmãos grimm
|
Janaína
|
6
|
16/09
|
O vestido Azul
|
Autor desconhecido
|
Josiane
|
7
|
30/09
|
Branca de Neve
|
Irmãos grimm
|
Josiane
|
8
|
21/10
|
João e Maria
|
Irmãos grimm
|
Josiane
|
9
|
04/11
|
Meninas
Negras
|
Autora: Madu Costa
Ilustração: Rubem Filho
|
Josiane
|
10
|
25/11
|
Josiane
|
||
11
|
02/12
|
Josiane
|
||
12
|
16/12
|
Josiane
|
Metodologia:
Usar a oralidade, a
voz, o corpo...
Introdução: pode começar com uma canção Ex.: “Se essa rua fosse
minha” essa canção lembra a história de Talita da história: “O Vestido azul”
“Era uma vez assim vai
começar uma história linda vou contar é só escutar com atenção e viajar nas
asas da imaginação que a alegria vai tomar seu coração.
“Tunte tunte tunte tunta a hora do conto já vai começar} bis
Venham todos escutar”
“Vamos brincar de imaginar
quando eu disser Era uma vez...”
“E
agora minha gente uma história vou contar, uma história bem bonita, toda gente
vai
Finalizando
a história: “E assim essa história
acabou... chegou ao fim”
“Tunte tunte tunte tunta a hora do conto já vai terminar”
Rádio uol:
www.radio.uol.com.br/#/busca/infantil
Após
fazer a contação fazer discussão da história com os alunos:
Gostaram? Por quê?
Sobre o que fala?
Qual lição vocês
aprenderam com ela?
...
O que esperamos com o projeto?
Que
o acesso e o empréstimo de livros na biblioteca pelos alunos do PROETI aumente
e que eles possam adquirir uma nova postura diante da escola e da sociedade, superem
seus problemas pessoais e que mudem seus hábitos.
Referências:
ESTÉS, Clarissa Pinkola (org.)
Contos dos irmãos Grimm. Rio de
janeiro: Rocco, 2005.
Site para consulta da
biblioteca municipal: ph181.uberaba.mg.gov.br
RAMOS, Ana Cláudia. Contação de histórias: um caminho para a
formação de leitores? Disponível em http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2011/2011_-_RAMOS_Ana_Claudia.pdf acesso em 15 de junho de 2013
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar
histórias (2ª ed. revista e
ampliada). Curitiba,
Positivo, 2005. p.19-24
Projeto de leitura PROETI - “Ler,
compreender e recontar”.
Autora: Josiane Amaral
Justificativa
O mundo da leitura rodeia o ser humano por
todos os lados, incentivando o aprendizado. Lemos para entender, conhecer,
divertir, viajar, sonhar, por curiosidade ou apenas pelo prazer de ler. A
leitura é uma atividade permanente na nossa vida, ela é uma habilidade a ser
adquirida desde cedo e pode ser trabalhada de diversas maneiras. Dominar e ser
competente na leitura garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens
culturais e na inclusão social. Ela é de fundamental importância. Sabe-se que
toda criança e adolescente que tem acesso aos livros tem maior facilidade de
aprender e conhecer o mundo, pois a leitura facilita a compreensão dos
conteúdos estabelecidos e traz inúmeros benefícios para toda a comunidade
escolar.
“A literatura
oferece suportes e modelos para compreender e representar nosso íntimo, os
fetos, as ideias, os ideais, as projeções fantásticas e também modelos para
representarmos nosso passado, o de nossa gente, o dos povos, da história, ou
seja, a literatura favorece o conhecimento.”
Para incentivar o hábito da
leitura no Proeti, serão desenvolvidas atividades durante o ano letivo.
Atividades que estimularão o gosto pela leitura e pelos livros. As leituras
literárias feitas e os livros sugeridos e selecionados se justificam como um
meio para complementar o letramento
dos alunos, permitindo que eles, enquanto leitores literários tenham contato
com textos que lhes permitam escolher e construir sua própria realidade, sem
que esta seja imposta por textos pedagógicos.
Leremos Machado de Assis, pois ele é considerado
um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, seus contos
interpretam a sociedade e recria o real, ele analisa psicologicamente os
comportamentos dos seus personagens. Ele foi um nome de prestígio social e de
respeito. Foi o principal fundador da Academia Brasileira de Letras. Escreveu
poesias, romances, crônicas, contos e várias críticas.
Editado em 1936, Memórias da Emília é um dos livros
que mais diretamente abordam questões relativas à escrita; as memórias da
Emília são escritas pelo Visconde de Sabugosa, revistas e corrigidas pela
boneca. O livro, em última análise, discute os limites da realidade e da
ficção, da história e do romance.
A obra possui uma qualidade literária muito grande, do ponto de vista da
originalidade, criatividade, imaginação e dos recursos linguísticos utilizados
por Lobato. Além de ser uma história muito divertida.
Em Memórias da Emília existe
uma reflexão sobre a linguagem que percorre a obra inteira, além de forte marca
intertextual. A metalinguagem traz para primeiro plano a discussão de
procedimentos da escrita, tendo como foco o que são e como se escrevem
memórias. A intertextualidade se manifesta na coexistência na obra de
personagens de origens culturais diferentes. Peter Pan, Alice, Popeye, Anjinho
vindo do céu, Rin-Tin-Tin, Capitão Gancho. São citados, ainda, Robinson Crusoé
e Dom Quixote.
Objetivo geral
Contribuir para a
formação de um leitor crítico em nossa escola, através do letramento literário.
Objetivos específicos:
·
Ampliar o repertório
de histórias e autores conhecidos na prática de leitura em sala (ao ouvir a
indicação do colega sobre o livro lido e ouvir as histórias lidas pela
professora)
·
Mediar a leitura, ser
uma ponte entre o aluno e as palavras
·
Despertar o desejo
pela leitura
·
Estimular o gosto
pela leitura experimentando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se
escreve para que alguém possa ler.
·
Desenvolver as
capacidades linguísticas: ler, ouvir, comunicar e escrever
·
Desenvolver a capacidade de refletir sobre os
aspectos específicos de cada tipologia textual.
·
Promover o acesso a obra literária a partir da
leitura em voz alta e dramatização
·
Conhecer o escritor Machado de Assis e algumas de
suas obras
·
Ler integralmente e compreender o conto A cartomante, de Machado de Assis,
fazendo uma análise temática-estrutural do conto
·
Fazer a encenação de um fragmento do conto no Sarau
literário
·
Saber quem foi o escritor Monteiro Lobato: em que
época viveu, o que escreveu e sua importância para a literatura brasileira.
·
Ler integralmente e compreender Memórias da
Emília, de Monteiro Lobato.
·
Fazer a encenação de uma parte do livro e
apresentar no Sarau literário
·
Distinguir o gênero memórias de outros gêneros
confessionais.
·
Confeccionar as memórias fantásticas da turma A no
Blog
·
Desenvolver comportamentos leitores.
Lugar onde irá acontecer
Sala de aula
TURMA A (6º E 7º anos) e
TURMA B (8º E 9º anos)
Tempo de duração:
De Agosto a Dezembro
Sessões:
Irão
acontecer quinzenalmente todas as quintas-feiras. Com duração de 50 minutos
(1h/a). Com a Turma A ocorrerá da 13:10 às 14:00 e com a Turma B das 14:50 às
15:40
Cronograma:
Datas
|
Obra lida e
analisada pela professora com as turmas
|
22/08
|
Memórias
de Emília - Monteiro Lobato (turma A)
A
cartomante - Machado de Assis (turma B)
|
05/09
|
Memórias
de Emília - Monteiro Lobato- capítulo I-(turma A)
|
19/09
|
Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo II-(turma A)
|
03/10
|
Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo II-I(turma A)
|
17/10
|
Memórias de Emília - Monteiro Lobato- capítulo IV -(turma A)
|
31/10
|
O caixão Quadrangular - Edgar Allan Poe - (turma A)
|
14/11
|
|
28/11
|
|
12/12
|
Metodologia:
Os alunos farão a escola dos livros
literários levados pela professora e/ou da biblioteca da escola e terão o prazo
de 15 dias para lê-los. Após a leitura ocorrerá a roda de leitura em sala de
aula, onde os alunos irão fazer a apresentação da obra que leu, falará sobre o
autor, se gostou ou não da obra e justificar e ainda indicar o livro a um
colega, para que todos possam fazer um rodízios e conhecer as obras
selecionadas.
A professora fará intervenções a respeito das
obras lidas, comentando e questionando os alunos. Ela também ficará responsável
por escolher uma obra para fazer a leitura com as turmas e fazer uma análise
crítica do gênero escolhido.
Procedimentos
de leitura na roda de leitura:
Os
alunos deverão fazer na pré-leitura:
·
Apresentar o contexto
de produção: -autor – título – gênero e editora- personagens- protagonista-
clímax- onde acontece – quanto tempo dura
·
Explicitar
informações complementares (se achar pertinente): falar sobre o ilustrador, ler
partes da introdução e partilhar informações sobre a coleção.
A professora durante a leitura:
·
Cuidar para que todos
possam ouvir a leitura, de preferência em roda.
·
Apresentar a leitura
pessoal, com entonação, pausas, emoção e encantamento.
·
Fazer interrupções de
acordo com a possibilidade de seus leitores: para criar suspense ou fazer
antecipações.
·
Nunca interromper a
leitura para explicar palavras.
·
Possibilitar que os
alunos falem, como em repetições, falas conhecidas, músicas na história, etc.
A
professora e alunos após a leitura:
·
Fazer comentários
sobre o que foi lido e apresentado.
·
Reler trechos para
possibilitar maior compreensão ou prazer na interação com o texto ou confirmar
e retificar as interpretações sugeridas.
Materiais:
- Livros literários infanto-juvenil
- Quadro negro e giz
- Retroprojetor, data show e notebook
Referências:
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova
Aguilar 1994. v. II. Disponível em <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>
BARBOSA, Juliana Bertucci;
BARBOSA, Marinalva Vieira (orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a
formação do professor. 1 ed. Campinas, SP: Mercados de Letras, 2013.
LERNER, DÉLIA. Ler e
escrever na escola – O real, o possível e o necessário.
LOBATO, Monteiro. Memórias de Emília. São
Paulo Brasiliense, 1997.
ZILBERMAN, Regina. Livros e
leitura entre professores e alunos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/leituras1.pdf página 23 acesso em 26 de junho de 2013
Heloísa Lessa |
Projeto de leitura - proeti - from Josianeamaral
ESCOLA ESTADUAL SÃO
BENEDITO
PROJETO:
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
PROFESSORA:
JOSIANE AMARAL
PROETI
- 2013
RESUMO
Tendo em vista a necessidade
de conscientização dos alunos do 8º 9º ano do Ensino Fundamental do PROETI com
relação à sexualidade, pretende-se através deste projeto, refletir sobre
questões como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente
transmissíveis, mudanças no corpo e na mente do adolescente, métodos anticoncepcionais,
higiene e auto cuidado, relacionamentos e o adolescente perante a sociedade.
Desta forma, procuraremos interagir com os discentes, para que eles construam
uma imagem positiva desta fase da vida e para que possam aprender a se prevenir
de forma consciente.
OBJETIVO GERAL:
·
Despertar nos alunos a consciência de que é
de fundamental importância a passagem pela adolescência com responsabilidade,
para poderem gozar de uma vida mais saudável e feliz.
·
Saber o que é sexualidade
·
Compreender as mudanças na puberdade e
adolescência
·
Aprender sobre higiene pessoal e bucal
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Discutir sobre a gravidez indesejada e
inesperada e como evitá-la.
·
Conscientizar os alunos sobre a
responsabilidade que devem ter com relação à própria saúde adotando hábitos de autocuidado.
·
Relacionar e caracterizar as principais
doenças sexualmente transmissíveis.
·
Fazer com que os alunos percebam e conheçam
as alterações no corpo do adolescente.
·
Discutir sobre os sexos em geral: dÚvidas
incertezas...
·
Discutir sobre valores culturais, relações
sociais e familiares e problemas emocionais relacionados ao sexo fora de hora.
CONTEÚDOS:
·
Mudanças no corpo e na mente do adolescente.
·
Doenças sexualmente transmissíveis.
·
Gravidez na adolescência.
·
Noção de métodos anticoncepcionais.
·
Higiene e autocuidado.
·
Relacionamentos.
·
Dúvidas mais frequentes dos adolescentes.
·
Adolescentes X Sociedade.
METODOLOGIA:
·
Leitura de textos diversos
·
Debates
·
Brincadeiras/dinâmicas
·
Filmes: Kids e Desenrola
·
Vídeos e músicas
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Data Show
·
Livros, revistas, textos em geral.
·
Retro projetor
·
Notebook
·
Pendrive
CRONOGRAMA: maio e junho
·
Mudanças no corpo e na mente 3 aulas
·
Dúvidas mais frequentes e relacionamentos
3aulas
·
Gravidez 3 aulas
·
Métodos anticoncepcionais 2 aulas
·
DST´s, higiene e auto cuidado (Palestra) 2
aulas
·
Adolescente x Sociedade (Palestra) 2 aulas
AVALIAÇÃO:
·
Cada turma confeccionará um mural com
informações diversas sobre o tema e expõe no pátio (cada semana um turma).
RESULTADOS:
A participação dos alunos
foi ativa, pois o tema sexualidade suscitou interesse e consequentemente
levantou questionamentos de várias dúvidas que eles tinham. Sendo assim as
discussões nas aulas foram produtivas e contribuíram para o aprendizado dos
alunos.
REFERÊNCIAS:
Textos:
Vídeos: sexualidade
Higiene (recomendados para os anos iniciais)
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